Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Se a inês sabe disto

Tomar fica mais doce em Abril!

 

Cornucópia.JPG

Legenda da foto: Cornucópia

É verdade meus amigos. De 1 a 30 de Abril, Tomar será o destino mais doce de Portugal. Durante um mês,18 pastelarias da cidade reúnem-se numa mostra que dá a provar, imaginem só, mais de 30 doces locais e conventuais. Serão Espadas de D. Gualdim, Barrigas de Iria, Pimpinelas, Estrelas de Tomar, Janelinhas do Capítulo, Nabantinos, Telhas do Convento e muitas delícias celestiais e seculares a servir de tentação. Pela montra daquelas pastelarias passarão também doces com nomes tão provocadores quanto Beija-me Depressa ou Bolos de Cama.

Beija-me depressa.JPG

Legenda da foto: Beija-me Depressa

A doçaria tomarense, quase toda feita à base de gemas de ovos, açúcar e amêndoa, tem uma longa tradição de inspiração conventual. Das suas receitas destacam-se as singulares Fatias de Tomar, um doce de ovos e açúcar que, diz a lenda, era a sobremesa preferida dos frades do Convento de Cristo. Saibam, a título de curiosidade, que as famosas Fatias de Tomar são confecionadas apenas com gemas de ovo batidas e cozidas em banho-maria, numa panela concebida para o efeito, fabricada exclusivamente na cidade templária. 

Castanhas doces com mimo de noz.JPG

Legenda da foto: Castanhas doces com mimo de noz

Esta 10.ª edição da mostra de doçaria tomarense promete uma verdadeira viagem no tempo, na qual é difícil resistir à tentação e ao pecado da gula. “De Tomar e dos Conventos” é uma iniciativa do Município de Tomar, em parceria com as pastelarias locais. E atenção... 25 de abril, a mostra de doçaria sai para a rua. É dia de “Doce Passeio Doce”, no qual as pastelarias da cidade expõem e vendem as suas especialidades na Praça da República, das 15h00 às 18h30. Acho que irá valer a pena uma visita a esta mostra. 

 

Pastelarias aderentes:

A Rosa – Café dos Artistas, Rosa 1, Rosa 2, Rosa 3, Estrelas de Tomar, Legenda Medieval, Padaria Combatente, Açúcar ao Quadrado, Palco d’Especiarias, Pic-Nic Alameda, Pic-Nic São João, Pimpinela do Nabão, Requinte, Templária, Tomar Tropical 1, Tomar Tropical 2, Tomar Tropical 3, Tomar Tropical 4 (antigo Café Rialto).

 

image002 (4).png

 

 

2 comentários

Comentar post