Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Se a inês sabe disto

Tomar distingue amanhã personalidades e instituições tomarenses

joao queiroz.jpg

Legenda: Prof Dr. João Queiroz e Melo

O Município de Tomar vai homenagear personalidades e instituições tomarenses, no âmbito da celebração do Dia da Cidade, na próxima quinta-feira, 1 de março.  O cirurgião cardiotorácico João Queiroz e Melo, responsável pelo primeiro transplante de um coração em Portugal, em 1986, e o encenador João Mota são duas das personalidades que irão ser distinguidas com a Medalha de Honra neste dia. 

Além dos tomarenses João Mota e João Queiroz e Melo, serão igualmente distinguidos o Estabelecimento Prisional Militar de Tomar e, a titulo póstumo, a jornalista da TSF Rádio Notícias, Sofia Morais. Esta homenagem decorre no Dia da Cidade de Tomar e feriado municipal, 1 de março, data em que se assinalam os 858 anos da fundação do Castelo Templário por D. Gualdim Pais.

Os escritores Nuno Garcia Lopes e Pedro Silva, a Casa do Concelho de Tomar e o autarca Filipe Antunes (a título póstumo) receberão a Medalha Municipal de Mérito. Bruno Graça e Carlos Carvalheiro serão agraciados com a Medalha de Valor e Altruísmo, pelos seus percursos de dirigentes associativos. A Medalha de Valor Desportivo será entregue a Manuel Pina (halterofilismo), a Vítor Jesus e Pedro Dias da Silva (automobilismo).

As cerimónias oficiais têm início às 10h00, na Praça da República, com o hastear da bandeira e homenagem ao fundador da cidade de Tomar, Gualdim Pais. Segue-se a sessão solene da Assembleia Municipal, no Cine-Teatro Paraíso, a partir das 10h45, onde serão homenageadas as pessoas e instituições tomarenses.