Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Se a Inês Sabe Disto

Se a Inês Sabe Disto

14 de Maio, 2020

Saibam tudo sobre a primeira edição do Rock in Rio, em 1985

Patrícia Teixeira

 

 

20170113195744744068i.jpeg

rock-in-rio-1985-palco-cidade-do-rock.jpg

large_6331_rir-bruce-600.jpg

large_6018_1985-Brasil-3-1024x746-1.jpg

Fui pesquisar um pouco da história de um dos eventos musicais mais mediáticos que reúnem multidões no nosso país...o Rock in Rio! E fiquei verdadeiramente surpreendida com algumas curiosidades que aqui partilho convosco...

Vamos então aos antigamentes. A primeira edição deste evento aconteceu em 1985, no Brasil, quando Roberto Medina, um publicitário brasileiro de sucesso, decidiu que queria fazer um festival de música. O país ainda estava nesta altura a "gatinhar" na democracia, após um longo e duro período de ditadura. Era por isso óbvio que os obstáculos iriam multiplicar-se. Mas era igualmente urgente que o Brasil somasse pontos como destino turístico. A credibilidade do entretenimento estava na mó de baixo e Roberto Medina entendeu que, para ser, teria de ser em grande! Era fulcral captar a atenção internacional ou então nem valia a pena começar. Decidiu arriscar!

Não teve propriamente as portas abertas de início. O Governo e a prefeitura do Rio de Janeiro começaram por, a dada altura, bloquear as obras da Cidade do Rock (alegadamente com receio de que Roberto Medina quisesse enveredar pela política e ser bem sucedido) tendo também a igreja manifestado má vontade em relação a esta iniciativa porque, supostamente, "iria promover maus comportamentos e um eventual abuso de sexo e drogas". 

Apesar de tudo, houve quem desse a mão a este projecto. Roberto Marinho, o então homem forte da TV Globo e da Brahma, ofereceu-se para ser o primeiro patrocinador da iniciativa. Os Queen, imaginem, também colaboraram emprestando a estrutura de iluminação para todas as bandas, sem a qual a realização do evento não teria sido possível. 

RiR_1985_12.jpg

news39773-big.jpg

No dia 11 de Janeiro de 1985, o Rock in Rio abriu as portas, pela primeira vez, com um cartaz de luxo onde constavam nomes como os AC/DC, Iron Maiden, Rod Stewart, Ozzy Osbourne, Queen, os brasileiros Rita Lee, Gilberto Gil, Paralamas do Sucesso, Rita Lee, Barão Vermelho, entre muitos outros. Foram 10 dias de festa, com a actuação de 28 bandas brasileiras e internacionais e cerca de 1.380.000 bilhetes vendidos. E o Brasil entrou assim para a História dos grandes eventos musicais. 

 

 

 

Ney Matogrosso

RiR_1985_06.jpg

 

 

 

Scorpions

transferir (1).jpg

Cid Castro, criador do logotipo do Rock in Rio

Cid-oculos-Rock.jpg

Rita Lee

images (2).jpg

Situações caricatas

Iron Maiden e o acidente em palco...

A banda actuou no dia de abertura do festival, a 11 de Janeiro de 1985, para mais de 100 mil pessoas. O palco estava decorado com deuses da mitologia egípcia e hieróglifos. O vocalista, Bruce Dickinson cantou uma boa parte do concerto com a cabeça ensanguentada porque, durante a interpretação da quarta música, "Revelations", ao passar uma guitarra para o road manager da banda, acertou sem querer no próprio rosto. Porém, the show must go on e Bruce continuou a actuação como se nada tivesse acontecido. 

Iron-maiden.jpg

AC/DC

Quando aceitaram integrar o cartaz da primeira edição do Rock in Rio, os AC/DC fizeram uma "pequena" exigência. Ou traziam o tradicional sino que habitualmente acompanha a música Hells Bells ou nada feito. A organização aceitou e patrocinou o transporte do sino, através de um navio, para o Rio de Janeiro. No entanto, o palco não suportou o peso deste elemento decorativo (uma tonelada e meia), e o cenógrafo do festival acabou por fabricar uma réplica de gesso à pressa. Nesta actuação o famoso guitarrista da banda, Angus Young, fez um striptease no palco. Só porque sim...

ac.png

dc.png

Ozzy Osbourne e a galinha 

Ozzy subiu no palco com uma camisa do Flamengo, ao som de I Don’t Know”. O contrato feito com o cantor para este evento tinha uma cláusula no mínimo hilariante. Depois de, durante um concerto em 1982, nos Estados Unidos, onde uma pessoa da plateia lhe atirou um morcego vivo para o palco e ele, ao achar que o animal era de plástico, arrancou-lhe a cabeça com uma dentada, a organização do Rock in Rio decidiu proibir o cantor de morder qualquer tipo de animal vivo durante sua actuação. Por causa deste incidente, um fã atirou uma galinha para o palco da Cidade do Rock. 

ozzy.jpg

 

 

 

2 comentários

  • Obrigada Mafalda. Realmente quem me dera ter assistido a esta primeira edição. Deve ter sido fantástico. Um grande beijinho e boa Páscoa
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.