Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Se a Inês Sabe Disto

Se a Inês Sabe Disto

02 de Maio, 2020

Porque hoje é o Dia Mundial do Atum...

Patrícia Teixeira

bonito_50460-AA-1024x682.jpg

Hoje, dia 2 de Maio, celebra-se o  Dia Mundial do Atum, uma data criada pelos países que assinaram o Acordo de Nauru, os mesmos que controlam a maior pesca sustentável desta espécie no mundo. Kiribati, Micronésia, Ilhas Marshall, Nauru, Palau, Ilhas Salomão e Papua Nova Guiné estão entre as nações que fazem parte do acordo.

batata_doce-1024x924.png

 

Nem de propósito há uns dias decidi encomendar neste site algumas latas de atum gourmet da marca açoreana Santa Catarina, sobre a qual já tinha ouvido os melhores comentários. Para começar fiquei rendida à embalagem. Cada lata vem embrulhada numa espécie de página de jornal onde, além da história da marca e da explicação detalhada sobre o modo de fabrico de cada iguaria, ainda temos acesso a receitas que podem ser preparadas com o produto em questão. Ontem experimentei os filetes de atum com batata doce. E garanto-vos...simplesmente maravilhoso! Optei por fazer a receita que a marca sugere para este produto mas quem não estiver para aí virado, pode simplesmente saboreá-lo sem qualquer acompanhamento. É delicioso quanto baste para isso. 

A marca Santa Catarina, que é herdeira de uma antiga tradição conserveira de São Jorge, nos Açores, e que remonta à primeira metade do século XX, foi constituída a 28 de Abril de 1995. Assume uma pesca responsável, através da captura sustentável de peixe e defende assim o ecossistema marinho e o meio ambiente, além de garantir a subsistência das populações costeiras que vivem da pesca. A qualidade merece ser premiada e esta marca já pode gabar-se de ter conquistado vários prémios: Cinco Estrelas 2017, na categoria “Atum”, através da gama de Especialidades de Filetes de Atum, 2 estrelas no Great Taste Award, realizado em Cardiff, País de Gales, Reino Unido e cinco prémios no 5.º Concurso Nacional de Conservas de Pescado. 

Se quiserem saber mais detalhes e encomendar alguns produtos, visitem o site da marca ou procurem nos principais supermercados. Já dei de caras com a marca no Lidl .  Passemos então à receita de filetes de atum com batata doce e gambas que preparei ontem. Quem não tiver ainda este produto, pode improvisar a receita com ingredientes alternativos. 

Ingredientes

4 latas de atum com batata doce 

8 espargos verdes de conserva

180 gr de queijo para gratinar

2 pimentos vermelhos

12 gambas grandes

flor de sal

pimenta

azeite

2 cebolas novas

 

Preparação

Abra as latas, retire os filetes de atum, separe a batata doce, retire-os para um prato e reserve. Doure as gambas cruas descascadas. Junte o atum e , na mesma frigideira, salteie em seguida os pimentos limpos e clortados às tiras e as cebolas cortadas em meias luas finas. Quando a cebola ficar translúcida junte a batata doce, retire da frigideira e tempere tudo com flor de sal e pimenta. Disponha num pirex em 4 porções espaçadas, camadas de cebola, pimento, batata doce, filetes de atum e espargos. Decore com as gambas e polvilhe com o queijo ralado. Gratine durante 5 minutos e sirva. 

2 comentários

Comentar post