Porque hoje é o Dia Mundial do Atum...
Hoje, dia 2 de Maio, celebra-se o Dia Mundial do Atum, uma data criada pelos países que assinaram o Acordo de Nauru, os mesmos que controlam a maior pesca sustentável desta espécie no mundo. Kiribati, Micronésia, Ilhas Marshall, Nauru, Palau, Ilhas Salomão e Papua Nova Guiné estão entre as nações que fazem parte do acordo.
Nem de propósito há uns dias decidi encomendar neste site algumas latas de atum gourmet da marca açoreana Santa Catarina, sobre a qual já tinha ouvido os melhores comentários. Para começar fiquei rendida à embalagem. Cada lata vem embrulhada numa espécie de página de jornal onde, além da história da marca e da explicação detalhada sobre o modo de fabrico de cada iguaria, ainda temos acesso a receitas que podem ser preparadas com o produto em questão. Ontem experimentei os filetes de atum com batata doce. E garanto-vos...simplesmente maravilhoso! Optei por fazer a receita que a marca sugere para este produto mas quem não estiver para aí virado, pode simplesmente saboreá-lo sem qualquer acompanhamento. É delicioso quanto baste para isso.
A marca Santa Catarina, que é herdeira de uma antiga tradição conserveira de São Jorge, nos Açores, e que remonta à primeira metade do século XX, foi constituída a 28 de Abril de 1995. Assume uma pesca responsável, através da captura sustentável de peixe e defende assim o ecossistema marinho e o meio ambiente, além de garantir a subsistência das populações costeiras que vivem da pesca. A qualidade merece ser premiada e esta marca já pode gabar-se de ter conquistado vários prémios: Cinco Estrelas 2017, na categoria “Atum”, através da gama de Especialidades de Filetes de Atum, 2 estrelas no Great Taste Award, realizado em Cardiff, País de Gales, Reino Unido e cinco prémios no 5.º Concurso Nacional de Conservas de Pescado.
Se quiserem saber mais detalhes e encomendar alguns produtos, visitem o site da marca ou procurem nos principais supermercados. Já dei de caras com a marca no Lidl . Passemos então à receita de filetes de atum com batata doce e gambas que preparei ontem. Quem não tiver ainda este produto, pode improvisar a receita com ingredientes alternativos.
Ingredientes
4 latas de atum com batata doce
8 espargos verdes de conserva
180 gr de queijo para gratinar
2 pimentos vermelhos
12 gambas grandes
flor de sal
pimenta
azeite
2 cebolas novas
Preparação
Abra as latas, retire os filetes de atum, separe a batata doce, retire-os para um prato e reserve. Doure as gambas cruas descascadas. Junte o atum e , na mesma frigideira, salteie em seguida os pimentos limpos e clortados às tiras e as cebolas cortadas em meias luas finas. Quando a cebola ficar translúcida junte a batata doce, retire da frigideira e tempere tudo com flor de sal e pimenta. Disponha num pirex em 4 porções espaçadas, camadas de cebola, pimento, batata doce, filetes de atum e espargos. Decore com as gambas e polvilhe com o queijo ralado. Gratine durante 5 minutos e sirva.