Muito gostamos nós de criticar...
Começo por esclarecer que sou jornalista, com carteira profissional há 24 anos, e não é por isso que entendo que um profissional de comunicação é intocável e imune a críticas. Como em todas as profissões também no Jornalismo cometem-se falhas. Compreendo também que agora que estamos mais tempo confinados em casa, estejamos consequentemente mais atentos ao que se passa na caixinha mágica. E sobre isto estamos esclarecidos!
O que eu não consigo entender é o motivo pelo qual virou moda "crucificar" os pivots de informação dos diferentes canais televisivos. Falo, neste caso, da desnecessária, exagerada e injustificada polémica acerca da entrevista que Rodrigo Guedes de Carvalho fez à Ministra da Saúde, Marta Temido, no último sábado, dia 2 de Maio.
Vamos por partes...
Duvido que a Ministra da Saúde, Marta Temido, tivesse aceitado o convite para responder às questões colocadas por Rodrigo Guedes de Carvalho sem plena noção de que, obviamente, seria confrontada com todas as questões relativas à Covid-19 que, para a maioria de nós, ainda não estão devidamente esclarecidas. Sendo assim, não me caiu bem um certo de ar de altivez e até de saturação com que a ministra respondeu às perguntas que lhe eram colocadas. Em resumo, ficaram algumas questões esclarecidas e outras tantas por esclarecer.
Agora pergunto...onde é que o Rodrigo Guedes de Carvalho falhou para estar há dias a ser alvo de duras críticas nas redes sociais? É a velha história de sermos presos por ter cão e por não ter. Se ele se tivesse limitado a fazer perguntas simpáticas e amorosas para agradar a Ministra, tinha-lhe caído o mundo em cima porque não teria aproveitado a presença da ilustre convidada, etc, etc. Como desempenhou muito bem o seu papel de jornalista, que é confrontar e voltar a confrontar os entrevistados até que consigam uma resposta devidamente esclarecedora, está a ser literalmente atacado nas redes sociais que, diga-se de passagem, com críticas completamente estapafúrdias.
Meus amigos, um jornalista não tem de ser antipático, arrogante e mal-educado com os entrevistados. E vice-versa. Mas criticar um pivot de informação por ter feito muito bem o trabalho de casa e insistir com o entrevistado até sentir que as questões estão devidamente esclarecidas, é profundamente injusto e sem qualquer fundamento. Tanto o Rodrigo Guedes de Carvalho como os pivots de informação de outros canais, dão a cara todos os dias para que nós possamos estar informados sobre o que se passa no Mundo. Por isso, tenham mais calma e tolerância na hora de criticar. Basta que nos ponhamos no lugar deles...não seria fácil pois não?
Uma boa semana a todos.