Bacalhau com manteiga de camarão
Diz-se por aí que "há mais receitas de bacalhau do que dias num ano". A ser verdade, garanto-vos que devo gostar de todas elas. Embora, na minha opinião, nada faça concorrência a um bom bacalhau à bras, confeccionado como manda a tradição. No entanto decidi há dias arriscar uma receita que "roubei" de um amigo, chef de cozinha, e que parece que tem sido um sucesso no restaurante onde ele trabalha. E o que tem de fácil, tem de saborosa.
Ingredientes (para 4 pessoas)
1 chávena de manteiga, sem sal, à temperatura ambiente
2 colheres de sopa de cebolinho fresco picada
1 dente de alho picado
1 pitada de sal
4 camarões
4 filetes de bacalhau
sal
pimenta preta recém-moída
2 colheres de sopa de azeite
Preparação
Comecemos por fazer a manteiga. Bata a manteiga, regada com duas colheres de sopa de whisky com a batedeira até ficar com uma consistência mais liquída. Entretanto coza os camarões e triture-os. Adicione-os à manteiga juntamente com o cebolinho picado, o alho e um pouco de sal. Misture bem todos os ingredientes. Coloque a mistura numa folha de papel vegetal e molde uma espécie de cilindro. Coloque-o no congelador cerca de 20 minutos.
Ligue o forno a 180 graus.
Tempere o bacalhau com sal e pimenta. Numa frigideira aqueça o óleo em lume médio. Quando estiver bastante quente, coloque os filetes de bacalhau com a pele para cima. Deixe fritar até ficarem dourados, no máximo 4 minutos. Vire o bacalhau e frite por apenas um minuto. Retire-o da frigideira e leve a assar no forno durante mais 5 minutos. Sirva-os com uma fatia de manteiga de camarão no topo.