A marca de óculos que conquistou as celebridades!
Em 1984, Christian Roth e Eric Domège fizeram nascer os óculos Christian Roth. E como quase todas as histórias de sucesso, também esta foi despoletada por uma paixão. Neste caso, a de Roth pelo par de óculos Ray-Ban que recebeu do seu pai quando tinha 15 anos. Trabalhou numa loja de óculos de luxo, em Berlim, mas o sonho era bem maior que isso! Mudou-se para Nova Iorque e lá entrou definitivamente com o pé direito! Foi assistente de Rico Puhlmann, um dos fotógrafos de moda mais conceituados dos anos 80, e entrou no meio que viria a abrir-lhe a porta para o sucesso mundial.
Conheceu na mesma altura Eric Domège, um francês recém-chegado aos Estados Unidos, que partilhava com ele a paixão pela moda e pelos óculos. Instalaram-se num estúdio de design em Miami Beach e deram início àquela que seria a maior e melhor aventura da vida de ambos: a criação da marca Christian Roth.
Ontem estive presente na apresentação da nova colecção da marca, na óptica Olhar de Prata, em Lisboa, e tive, não só o privilégio de constatar a simpatia e humildade da dupla de criadores, como perceber os argumentos que fazem da Christian Roth uma marca com um elevado reconhecimento internacional. Para começar, o design é completamente arrojado e isso é, na minha opinião, a grande mais-valia. Depois, é perfeitamente palpável a qualidade dos materiais usados e o conforto quando os colocamos na face. É óbvio que existem modelos mais simples, para quem não ousa arriscar tanto assim, mas de uma forma geral ficamos com a sensação de que certamente acabaríamos por arranjar um pretexto para usar cada um deles.
Os famosos que se renderam à Christian Roth
Há 33 anos no mercado, a Christian Roth não pára de surpreender pela histórico de celebridades que se renderam à marca. Claudia Schiffer, Linda Evangelista, Lauryn Hill, Mary J.Blige, Kate Moss, Lenny Kravitz, entre outros, são muitas vezes fotografados com modelos criados por Christian Roth e Eric Domège. Também nas passerelles a marca tem forte presença através dos desfiles de estilistas como Karl Lagerfeld, Jean Paul Gaultier e Michael Kors.
KATE MOSS
LENNY KRAVITZ
MARY J BLIGE
ELIZABETH DEBICKI no filme "The Great Gastby"
MATTHEW MODINE
RHIANNA E KARL LAGERFELD
Eric Domège explicou que "nos anos 80, 90 as celebridades usavam as coisas que mais gostavam e não aquelas que lhes eram oferecidas a troco de algum retorno. E isso ajudou-nos a crescer bastante no mercado, a ganhar credibilidade".
Kurt Cobain costumava dizer que "Com as luzes apagadas é menos perigoso", como forma de justificar a necessidade de usar óculos de sol quase a tempo inteiro. Era uma forma de esconder-se do mundo e da fama com a qual nunca soube lidar. Um dia, em 1993, decidiu levar para uma sessão fotográfica o modelo 6558, em branco, da Christian Roth. E assim transformou este par de óculos num dos mais icónicos da marca.
Andy Warhol, que dizia sobre os óculos que pensava sempre no significado de usá-los... "Quando nos acostumamos com eles, não sabemos o quão longe realmente podemos ver. Todos podíamos ver o mundo em diferentes níveis, se não fossem os óculos", foi talvez um dos primeiros grandes responsáveis pela mediatização da Christian Roth. É que, consciente ou não da influência do seu estilo, ditou tendências que ainda hoje servem de inspiração aos gurus da moda. No meio dessa sua irreverência, perdeu-se de amores por modelos da Christian Roth e ficou fã da marca.
Em breve postarei no blog as fotos do evento na óptica Olhar de Prata, em Lisboa e da nova colecção. Até lá, podem dar uma espreitadela em alguns modelos no site oficial da marca aqui.