Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Se a inês sabe disto

A horas

watch.png

 

 

O Parlamento Europeu aprovou uma moção que tem em vista o fim da mudança da hora legal.

Até que enfim!

A proposta foi do governo finlandês, que deu providência a uma petição pública nesse sentido. Eu não percebo muito bem porque é que os finlandeses estão agastados com a mudança da hora, porque no Inverno o dia é noite e no Verão a noite é dia, portanto mais hora menos hora será tudo o mesmo, mas eles lá saberão...

O que é certo é que há estudos (há estudos p'ra tudo, como vocências bem sabem) que indicam que mais uma hora de sol ao final do dia concorre para uma diminuição dos acidentes de viação, para poupar energia e para diminuir discrepâncias no sono, que podem ser bastante prejudiciais e serem causa da diminuição da produtividade no trabalho.

Eu cá por mim estou de acordo. Lembro-me perfeitamente de um ano a hora não ter mudado e no Verão eram onze da "noite" e estava o sol a pôr-se.

Vejam bem, a malta sai às seis horas do trabalho, para quem está perto da praia num instante está de calçanito ou bikini, conforme seja o caso, ou com nada para quem aprecia, e pode estar "um dia" na praia! 

Se não fosse obrigatório, até quase dava para prescindir das férias (quer dizer isso nem pensar, mas é só para compor o texto).

E o que se poupava? Nada de alugar um apartamentozeco, de gastar combustível, só vantagens!

E finalmente eu, que me deito tarde p'ra burro, conseguiria começar a deitar-me com as galinhas. Salvo seja, que a minha amada mulher, de galinha só tem a parte de mãe (e ainda mais de avó!).

Ora o Parlamento Europeu votou a proposta com 384 votos a favor e 153 contra (ainda há gajos que se estão marimbando para os acidentes de automóvel, para perturbações no sono e para a baixa produtividade, os sacanas) e agora vai estudar os efeitos desta mudança. Caso cheguem à conclusão que isto será benéfico para alguém que não o comum dos europeus, a coisa será certamente aprovada.

Já agora, apenas a título de informação e se querem mudar-se para lá se isto não for avante, a Rússia, a Islândia e a Turquia (que como sabem os atentos, não fazem parte da UE) decidiram acabar com os horários de Verão e Inverno. E fizeram muito bem, direi eu!