A Feira da Malveira regressou hoje à actividade!
Depois de ter estado suspensa com vista ao controlo da pandemia Covid-19, a feira na Malveira regressou hoje, dia 7 de Maio, à actividade. Porém, e para já, apenas para venda de produtos agro-alimentares. Os feirantes foram obrigados a respeitar todas as medidas de higienização bem como os consumidores que tiveram de utilizar máscara. A vendsa dos restantes produtos, se tudo correr bem, está prevista para o dia 3 de Junho.
Noutros tempos anual, foi em finais do século XVIII que Dona Maria I autorizou que se realizasse a feira, a pedido da população, para prestar culto a Nossa Senhora dos Remédios. O gado era o principal chamariz e talvez por isso esta terra seja ainda hoje conhecida como a “Malveira dos Bois”. Mas em pouco tempo deixou de ser um evento que se realizava anualmente, mais precisamente em Março, para começar a acontecer todas as quintas-feiras. Os comerciantes de outras zonas do país começaram a abeirar-se desta zona de comércio que passou assim a comercializar todo o tipo de produtos como ferramentas, calçado, antiguidades, fruta, sementes e outros produtos alimentares.
Naquela zona as famosas casas de pasto de antigamente foram dando lugar a restaurantes, mas os sabores são os mesmos de uma região rica em gastronomia. Vale a pena visitar. Deixe-se levar por tempos antigos e imagine aldeões de barrete preto e mulheres de saias rodadas, saloias, genuínas como o pão regional que se vende em todo o lado ou o queijo fresco que tem um sabor ímpar. Prove a fruta, o vinho ou o tremoço e passe uma manhã de alcofa na mão com o prazer de chegar a casa e encher o frigorífico com produtos regionais. A Feira da Malveira é uma horta urbana com variados paladares campestres. Deixo-vos com algumas fotos antigas, retiradas da página do Facebook Feiras Tradicionais de Antigamente.