Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Se a inês sabe disto

Sugestão para uma escapadinha nos feriados

 

Hotel Rural Quinta do Marco.jpg

O Outono já se instalou por cá, mas isso não é razão para ficarmos fechados em casa. Ainda por cima quando parece que as boas temperaturas vão manter-se. Porém, mesmo que o tempo arrefeça, há que aproveitar o melhor que o país oferece, fugir da rotina e recarregar energias. O Hotel Rural Quinta do Marco sugere uma escapadinha de outono a Santa Catarina da Fonte do Bispo, Tavira, com muitas actividades ligadas à época e ao campo. E nada melhor que aproveitar os feriados que se avizinham para dar um saltinho até lá. 

Para começar, a apanha da azeitona. Nesta experiência, todos os hóspedes, crianças e adultos, podem ficar a conhecer a importância deste fruto mediterrânico e as suas diversas utilizações. Depois da apanha e da selecção que separa o fruto das folhas, os clientes do Hotel podem experimentar a transformação da azeitona, num processo a que, tradicionalmente, se dá a designação de “britar as azeitonas”. A experiência não termina sem a desejada prova de azeitonas já preparadas. 

HRQM apanha azeitona_créditos Hélio Ramos 3.jpg

O Hotel Rural Quinta do Marco propõe também dar a conhecer aos seus hóspedes o processo de transformação da azeitona em azeite. Todos os segredos são revelados numa visita a um lagar tradicional onde se procede à lavagem, pesagem, moenda, batedura e extração do azeite. Esta experiência finaliza com uma prova de azeites.

HRQM apanha azeitona_créditos Hélio Ramos 1.jpg

HRQM apanha azeitona_créditos Hélio Ramos 2.jpg

 

No hotel, há mais uma atividade que marca as tarefas agrícolas de outono: a apanha do medronho. Nesta época, os ramos dos medronheiros enchem-se de cachos vermelho-alaranjados. As bagas são apanhadas uma a uma, sem pés nem folhas, e há que escolher as de cor-de-fogo, que são aquelas que atingiram o grau de amadurecimento desejado. A destilaria de medronho é outro ponto de visita sugerido pelo Hotel Rural Quinta do Marco. Aqui, vão conhecer todos os processos necessários para a obtenção da aguardente de medronho, peça fundamental da identidade cultural e gastronómica desta região.

O outono na Quinta do Marco não fica completo sem a celebração do S. Martinho. Assinalando o Magusto, para além das castanhas assadas, o Hotel oferece jeropiga aos clientes.

Fotos: Hélio Ramos