Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Se a inês sabe disto

Receita de Tiramisu com Lavanda

Com o intuito de celebrar a Primavera, decidi publicar, aqui no blog, todas as terças-feiras e até ao início do verão, uma receita com flores comestíveis. Usadas durante séculos na culinária de todo o mundo, especialmente no Médio Oriente, China e Grécia Antiga, eram ingeridas com um intuito terapêutico. Mas o sabor, aliado à textura e à cor que proporcionam aos pratos, fizeram com que fossem adaptadas à cozinha moderna. É naturalmente importante que nos informemos detalhadamente sobre cada uma delas, antes de a incluirmos na confecção de uma receita. Anis , alcachofra, begonia, calêndula, margarida, cravo, violeta, lavanda e amor-perfeito são apenas algumas das flores mais utilizadas pelos grandes chefs de cozinha. 

Hoje deixo-vos com uma receita de tiramisu com lavanda. Não é rápida de preparar mas é, com toda a certeza, garantia de sucesso:

 

tiramisu com lavanda.jpg

Ingredientes (para 6 pessoas)

300 gr de cerejas em lata

200 ml de sumo de cereja

1 colher de sopa de farinha de milho

4 gemas de ovo

4 raminhos de lavanda

100 gr de natas

250 ml de café frio

1 colher de sopa de mel

50 gr de açúcar mascavado

casca de uma laranja ralada

sumo de 1 laranja

2 folhas de gelatina

400 gr de mascarpone

200 gr de palitos la reine

2 colheres de sopa de licor de café

 

Preparação

Mergulhe a gelatina em água fria. Coloque o açúcar numa panela e aqueça lentamente até ficar caramelizado. Misture o sumo de cereja com o de laranja e adicione as cerejas em lata ao preparado. Leve a ferver em lume brando e, enquanto isso, dissolva a farinha de milho num pouco de água fria para juntar ao preparado. Quando o liquído ganhar consitência, retire do lume e divida o conteúdo em 6 a 8 frascos, idealmente parecidos com aquele que se pode ver na imagem. Deixe arrefecer. Bata as natas até ficarem muito firmes. Em separado, bata também as gemas com o açúcar mascavado e adicione a casca de laranja ralada. Leve este preparado ao lume em banho maria. Adicione a gelatina. Pique finamente dois raminhos de lavanda e junte-os às gemas. Com muito cuidado, adicione também o mascarpone. Retire do lume. Desfaça grosseiramente os palitos la reine e espalhe-os em cima do preparado de cereja nos frascos. Misture o café com o licor de café e a colher de mel e regue os palitos la reine. Coloque o preparado das gemas e mascarpone num saco de pasteleiro e decore o topo dos frascos. Deixe repousar no frigorífico durante 2 a 3 horas. Pouco antes de servir, polvilhe com os restantes raminhos de lavanda picados. 

 

 

 

 

Patrícia Teixeira

Edmundo Gonçalves

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens