Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

seainessabedisto

Pergunta Inocente

 

 

Novo-Banco.jpg

 

Texto de Edmundo Gonçalves

edmundo.jpg

 

Para quem não percebe nada de bancos, nem de jardim, há qualquer coisa nisto da venda do Novo Banco que me intriga e desconfio que não deve ser apenas a mim. O Estado vai vender 75% do fillet mignon do banco (o BES bom) ao um fundo americano e o fundo de resolução, que é o sindicato de bancos que garantiu, com dinheiro do Estado, o saneamento do BES bom, ficará com 25%. Sem direito a botar nem prego, nem estopa na gestão do banco.

Para ver se não nos perdemos: O Estado emprestou ao fundo de resolução dos bancos, que legalmente terão que garantir o funcionamento do sistema, 3,9 mil milhões de Euros para limpar o BES e criar o Novo Banco. Este valor esperava o Estado recebê-lo aquando da venda do Novo Banco. Pois nem vê esses 3,9 mil milhões, como ainda terá que dar como garantia mais 4 mil milhões. Confesso que é muito milhão para a minha camioneta, que tem molas de carroça. Em resumo, se a coisa der para o torto, o Estado fica a arder com 7,9 mil milhões de Euros, isto se não for necessário injectar capital, e aí parece que podem ir mais quase 2 mil milhões. Ah! Sem esquecer o calote do banco mau, que ficou das imparidades do BES. Imparidades já percebemos num outro post lá para trás que são uma forma airosa de calotes incobráveis.

- Mas onde é que anda o dinheiro que os americanos dão pelo banco, perguntam vocês e com toda a razão. Pois não anda! O investimento será praticamente zero, excepto se para cumprir requisitos de solidez exigidos pelo Banco Central Europeu for necessário injectar dinheiro, o que nunca ultrapassará os mil milhões de Euros. Para quem desde 2006 não vê um cêntimo de aumento e pelo contrário, viu o seu ordenado diminuído, confesso que não vejo grande diferença entre isto e a nacionalização.

Bom, vejo uma: Na remota hipótese de o banco dar lucro, os americanos da Lone Star levam o guito todo. Está explicado…

Instagram

PATRÍCIA TEIXEIRA

Arquivo

Mensagens

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.