Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

seainessabedisto

Os Pobres dos Ricos!

 

rich-and-poor-28912.jpg

 

Texto de Edmundo Gonçalves

edmundo.jpg

Lembram-se Vocências a quanto ascendeu o valor do resgate da troika a Portugal? Eu digo, para não terem que fazer o mesmo que eu: 78mm€ (setenta e oito mil milhões de euros). Li hoje que há por aí um valor de crédito mal parado, imparidades chamam-lhe “eles”, de cerca de metade daquele valor por que ficámos reféns do BCE e do FMI, 40 mil milhões de euros. É obra!

Quando se fala em tanta massa, pensarão os meus caros amigos que se tratará de muita gente, daquela malta que tem a mania de passar férias na República Dominicana e está teso que nem um carapau, ou que quer um topo de gama em segunda mão para fazer figura. Nada mais falso. Este valor astronómico é detido por apenas cinquenta devedores. Mais, dez desses devedores, são “titulares” de 10 mil milhões de calote. Coisa pouca, cerca de mil milhões a cada cabeça. Querem saber os nomes de alguns? Lá vai: Joe Berardo; Nuno Vasconcelos (patrão da ongoing); Ricardo Salgado (olha ele outra vez); Joaquim Oliveira (Olivedesportos, Sportv, diversas SAD’s de futebol, etc.); Joaquim Pereira Coutinho (TDT e VW, Audi e Skoda) e, que surpresa, Luís Filipe Vieira, nomeando apenas meia-dúzia.

Já agora, terá sido coincidência o aumento da dívida pública em 40 milhões de euros (entre 2011 e 2016) em simultâneo com a concessão deste “crédito”, ou aquele aumento da dívida pública serviu “apenas” para tapar o buraco criado? Há quem chame a isto crédito. Para mim, isto é “apenas” um grande e descarado gamanço. Para quando alguma medida para se cobrar este graveto? Ou sequer acionar as garantias, se tiverem tido o cuidado de as garantir?Duma coisa podem ter vocências a certeza, todos nós, cada vez mais tesos, é que vamos levar com o embrulho. Vai uma aposta? Como diria o outro, “bardamerda”!