Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Se a inês sabe disto

Onde o tempo pouco conta...

morro-sao-paulo-bahia-brasil-02.jpg

 

Primeira Praia, Segunda Praia, Terceira Praia, Quarta Praia...É assim no Morro de São Paulo: as praias não têm nomes e são identificadas por ordem numérica. Aqui a natureza esmerou-se! Quarenta quilómetros de praias exuberantes, algumas completamente desertas, num território onde se vive de chinelo no pé. Está situado no arquipélago de Tinharé, a sul da Bahia, numa região conhecida como a Costa do Dendê. Já por lá passei algumas vezes. Numa delas senti-me tentada a ficar de vez. É apaixonante a simplicidade com que aquela gente vive o dia-a-dia. 

No momento em que desembarcamos na ilha somos abordados por nativos que à troca de 5 reais por mala transportam-nos a bagagem em carros de mão. E é aqui que percebemos que qualquer veículo motor é perfeitamente dispensável neste pequeno paraíso onde não circulam carros. A caminho do hotel passamos pelo vilarejo onde se concentra o maior número de lojas, supermercados e restaurantes. Seguimos em direcção a uma rampa que dá acesso à Primeira Praia onde, principalmente no Inverno, os surfistas "montam a tenda". Segue-se a Segunda Praia, especialmente apreciada pelas gerações mais novas. Aqui as festas começam com a chegada da Lua e duram até ao nascer do Sol. As barracas de caipirinhas promovem uma viagem pelos sabores mais exóticos das frutas baianas. No fundo, o lugar ideal para ver e ser visto! Ao dobrar a "esquina" do areal entramos na Terceira Praia onde existe o maior número de pousadas, para todos os gostos e carteiras. Nesta praia existe a pequena Ilha do Caitá, rodeada por uma grande barreira de corais, que a transforma num dos pontos mais concorridos da zona para o mergulho. É aqui também que podemos sentar-nos à mesa daquele que é, na minha opinião, o melhor restaurante do Morro, o Santa Luzia, com as melhores iguarias da gastronomia baiana a fazer as honras da casa. 

Chegamos finalmente à Quarta Praia onde uma barreira de corais forma várias piscinas naturais, habitadas por dezenas de peixes que convivem harmoniosamente com os banhistas. Neste cantinho da ilha impera o silêncio! Ideal para dar uma escapadela ao fim do dia e assistir tranquilamente ao pôr-do-sol. Se não resistirem à tentação de continuar a caminhada, podem ir mais adiante e conhecer a Praia do Encanto. O nome diz tudo! É local de acesso ao povoado de Gamboa ou ao Morro da Mangaba e o local perfeito para quem procura o isolamento total nas férias. Aliás, se for essa a intenção, a de ter um paraíso inteiro à disposição, experimentem fugir até Boipeba, uma ilha vizinha situada a 40 minutos do Morro de São Paulo. Cercada de um lado pelo oceano e do outro pelo estuário do Rio do Inferno, esta ilha mantém-se intacta a qualquer tipo de progresso. A exuberância das praias e a densa mata atlântica fazem-nos querer que o tempo pare ali. A volta à ilha é feita a pé, com passagem em praias de sonho como Moreré, Cueira e Tassimirim, a minha preferida e aquela que é considerada uma das mais belas do Brasil. Na pousada Vila Sereia, construída mesmo em cima do areal e à beirinha do mar, podem apostar que passarão dias inesquecíveis. Para almoçar ou jantar, aconselho o restaurante Mar&Coco, onde comi a melhor moqueca de camarão da minha vida. Em alternativa, os nativos desafiam-nos a jantar em casa deles. E que experiência maravilhosa!

 

Como ir

O ideal  é apanhar um vôo de Lisboa até Salvador da Bahia. No aeroporto existem várias alternativas para levar-nos até ao Morro de São Paulo. A viagem no táxi-aéreo demora 20 minutos mas convém negociar a tarifa antes de embarcar para evitar surpresas. Se preferirem, podem optar por lá chegar de barco, que sai do terminal marítimo do Mercado Modelo. A viagem demora cerca de 2 horas e o preço do bilhete ronda os 50 reais. De carro, basta fazer a travessia de ferryboat até Itaparica e seguir até Valença, de onde partem as lanchas para o Morro. 

Onde ficar

Pousada Ilha da Saudade (1º Praia); Encanto da Lua (2º Praia); Paraíso do Morro (3º Praia); Minha Louca Paixão (3ª Praia) ou Pousada do Catavento (4º Praia).

 

1_vila_sereia2-1024x682.jpg

Pousada Vilça Sereia, em Boipeba

 

954288_f02afd009ade44aa971647a1d520f7f6-mv2.jpg

Morro de São Paulo

 

boipeba noite.jpg

Pôr-do-Sol em Boipeba

 

boipeba.jpg

Boipeba

 

boipeba2.jpg

Boipeba

 

boipeba8.jpg

Boipeba

 

boipebaalmoço.jpg

chegada a boipeba.jpg

Chegada a Boipeba

 

corais.jpg

Corais, Morro de São Paulo

hotel-paraiso-do-morro-arraial-d-ajuda--55a5295e3c

Pousada Paraíso do Morro

 

ILHA DE TINHARÉ.jpg

Ilha de Tinharé

 

l1010367.jpg

Vilarejo do Morro

 

minha-louca-paixao.jpg

Pousada Minha Louca Paixão, no Morro de São Paulo

 

morro3.jpg

Morro de São Paulo

 

morro-de-sao-paulo-Bahia.jpg

morro-de-sp-bar.jpg

morro-sao-paulo-bahia-brasil-02.jpg

noite-capa.jpg

pousada do catavento.jpg

Pousada do Catavento

 

pousada ilha da saudade morro.jpg

Pousada Ilha da Saudade

 

pousada-vila-sereia.jpg

Pousada Vila Sereia, Boipeba

 

segunda-praia.jpg

 

 

Patrícia Teixeira

Edmundo Gonçalves

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens