Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Se a inês sabe disto

"Não é você: é a sua tiroide"

1.jpg

No contexto da 9ª edição da Semana Internacional da Tiroide, que termina a 28 de Maio, está a decorrer uma campanha global de sensibilização apoiada no slogan "Não é você: é a sua tiroide". O objectivo é naturalmente chamar a atenção para este distúrbio que pode afectar drasticamente a saúde física e psicológica das mulheres. É importante perceber que existem muitas semelhanças entre os sintomas desta patologia e os efeitos negativos inerentes a um estilo de vida acelerado. Por isso, convém não ignorar os sinais transmitidos pelo nosso organismo e tentar perceber se a causa subjacente dos mesmos é ou não a tiroide. 

Um inquérito internacional, apoiado pela Merck (uma das empresas líder em produtos farmacêuticos) e pela Federação Internacional da Tiroide (TFI), revelou que muitas mulheres atribuem a si mesmas a culpa por alterações de peso, irritabilidade, ansiedade, insónias, fadiga, cansaço excessivo, falta de concentração, falta de energia, fraca memória, depressão, intolerância ao frio ou calor, cabelo e unhas fracos e quebradiços, pele seca, escamosa e pálida, períodos menstruais anormais ou até mesmo dificuldade em engravidar. E se por um lado não é uma verdade absoluta que o conjunto destes sintomas possa "esconder" um distúrbio na tiroide, convém que o diagnóstico médico não seja adiado. E tudo se resume a um simples exame de sangue que ajuda a verificar se a glândula tiroideia está ou não a funcionar normalmente. 

Para quem reside na zona norte do país, fiquem a saber que amanhã, dia 25 de Maio, em que se celebra também o Dia Mundial da Tiroide, entre as 10:00 e as 14:00 serão realizados rastreios gratuitos, a par de uma acção de sensibilização, destinados à população em geral, na Praça Central do Norteshopping.

2.jpg

3.jpg

4.jpg

5.jpg

6.jpg

7.jpg

9.jpg

 

Patrícia Teixeira

Edmundo Gonçalves

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens