Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

seainessabedisto

Maio é mês de música em Sintra

sintra.jpg

 

52.º FESTIVAL DE SINTRA LEVA SONORIDADES ECLÉTICAS A VÁRIOS ESPAÇOS DO CONCELHO

Aposta na tradição e na modernidade, aliando a história e uma clara linha estética à abertura a novos públicos e à democratização da cultura.  O Festival de Sintra é organizado pela Câmara Municipal de Sintra, com o apoio da Parques de Sintra, e com direcção artística de Adriano Jordão. Regressa à vila mais romântica de Portugal naquela que é a sua 52.ª edição. São cerca de 30 concertos em locais emblemáticos de Sintra, assim como no espaço público, para ver e ouvir de 5 a 27 de maio. Os pianistas Olga Prats, Wim Mertens, Lígia Moreno e Mário Laginha, o acordeonista Richard Galliano e o quarteto de cordas Hugo Wolf Quartet são alguns dos nomes que trazem sonoridades ecléticas a este Festival.

No dia 5 de maio, o 52.º Festival de Sintra inaugura com uma homenagem a Olga Prats. No Centro Cultural Olga Cadaval, esta referência incontornável da música em Portugal vai partilhar o palco com convidados como António Victorino de Almeida, Artur Pizarro, Alejandro Erlich-Oliva, entre outros. O compositor, contratenor, pianista, guitarrista e musicólogo Wim Mertens estará a solo no Centro Cultural Olga Cadaval, no dia 6 de maio, com um concerto que tem recebido o aplauso unânime das mais importantes plateias mundiais. No domingo, 7 de maio, a pianista de primeira linha brasileira, Lígia Moreno, vem da cidade irmã de Sintra, com quem é geminada: Petrópolis. Distinguida com mais de 20 prémios, Lígia Moreno é um valor seguro da escola sul-americana de piano e apresenta-se na Quinta da Piedade.

Já na semana seguinte, dois grandes nomes da interpretação e da pedagogia chegam da Rússia. Vladimir Viardo, a 12 de maio, no Palácio Nacional de Queluz, e Anna Malikova, a 13 de maio, no Centro Cultural Olga Cadaval, apresentam um programa enquadrado na tradição dos grandes recitais de Sintra. Mário Laginha junta-se às Orquestras Escolares de Sintra para partilhar a sua visão da música portuguesa. Um concerto a não perder, no Centro Cultural Olga Cadaval, no sábado, 13 de maio. A jovem virtuosa Kristina Miller-Koeckert traz à Quinta da Piedade, no dia 14 de maio, obras de Tchaikovsky, Rachmaninov, Chopin, Liszt e George Cziffra.

O Palácio Nacional de Sintra recebe no dia 19 de maio, o agrupamento Amarcord Wien, que trilha novos caminhos, a partir do mais puro classicismo vienense. Também proveniente de Áustria, o pianista Gottlieb Wallisch vai transformar a Quinta da Piedade, no sábado, 20 de maio, num grande salão vienense. Com uma vontade apaixonada de se expressar e uma curiosidade artística infinita, o Hugo Wolf Quartet apresenta-se, no dia 21 de maio, no Palácio Nacional de Sintra, com um programa bem representativo da escola vienense.

Entrando por um mundo menos convencional, o acordeonista Richard Galliano está de regresso a Portugal, desta vez acompanhado por um trio de músicos de jazz. No dia 26 de maio, no Palácio Nacional de Queluz, será possível ver e ouvir este mestre absoluto.

No dia 27 de maio, no Terreiro do Palácio Nacional de Queluz, o Concerto Promenade, de entrada livre, junta a Banda Sinfónica do Exército, o Coro Sinfónico Lisboa Cantat, a soprano Carla Simões, o barítono Diogo Oliveira e o tenor Pedro Rodrigues. O programa do 52.º Festival de Sintra não fica completo sem os “Sons da Rua”, nos dias 20 e 21 de maio. O Festival vai andar por ruas, praças e jardins do município, com vários concertos, democratizando o acesso aos mais variados públicos.

 

Informações úteis

 

Preço de bilhete por concerto: entre 10 a 20 euros

 

Locais de venda:

MU.SA – Museu das Artes de Sintra

Nos locais dos espetáculos uma hora antes do seu início

www.ticketline.pt, Casino Lisboa, C. C. Dolce Vita, C. C. MMM, C. C. Mundicenter, El Corte Inglés, FNAC, Galeria Comercial Campo Pequeno, Worten, Abreu

Fonte: Media Consulting

 

Scanner_20160114.jpg

Concerto Olga Prats

 

L+¡gia Moreno 2.jpg

Lígia Moreno

 

Mario_Laginha_ foto_de_Bernardo_Sassetti.jpg

Mário Laginha, foto de Bernardo Sasseti

 

Centro_Cultural_Olga_Cadaval_creditos_PSML_WilsonPCentro Cultural Olga Cadaval

 

Palacio_de_Queluz_Sala_do_Trono_creditos_PSML-Wils

Palacio de Queluz, Sala do Trono. creditos: WilsonPereira

 

Quinta_da_Piedade.jpg

 Quinta da Piedade