Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Se a inês sabe disto

Isto já não é de hoje!

Sou fascinada pelo mundo da publicidade e, de vez em quando, lá vou eu à procura de anúncios antigos. Acho delicioso assistir à frontalidade e simplicidade com que as empresas tentavam vender os seus produtos. Uns mais arrojados que outros são, na sua maioria, um reflexo da história, cultura e evolução da sociedade. Em 1927, Manuel Maria da Hora fundou a primeira agência de publicidade portuguesa. Chamava-se Hora e estava sediada na Rua da Prata, em Lisboa. Começou por angariar clientes como a Nestlé, General Motors e a Gillete. Fernando Pessoa foi um dos colaboradores contratados para a criação de slogans. Um deles ficou para a História: "Primeiro estranha-se, depois entranha-se". Foi esta a frase criada pelo autor, em 1929, para uma campanha da Coca-Cola. O slogan acabou por ser proibido pelo regime, assim como a bebida, devido à má conotação da cocaína. Recuperei hoje alguns dos anúncios, na minha opinião mais bem-humorados, que marcaram o início do século XX em Portugal.

 

1905-Lexivia-Higinica_thumb2.jpg

O anúncio é de 1905 e assegurava que esta lixívia seria a "sorte grande das lavadeiras". O preço de cada embalagem era 140 reis o que, pelas minhas contas, representa cerca de 7 cêntimos na nossa moeda actual. Foi anunciada como o método para substituir a barrela (mistura de água e sabão usada para clarear a roupa) e a cora (processo de secagem da roupa que era estendida ainda com sabão, para evitar as manchas amarelas). 

 

a5fc3b685d3dcee9bdf683eeedc1af0a.jpg

Esta imagem é de 1919, quando estreou a primeira versão cinematográfica do filme "A Rosa do Adro", uma adaptação do romance homónimo de Manuel Maria Rodrigues. A Invicta Film Lda era uma produtora de cinema portuguesa, sediada no Porto, que se destacou nos anos 20 tendo encerrado actividade em 1928 por falta de receita.  

 

11709740_873239009397969_3988721611093709816_n.jpg

 A empresa Ach Brito ainda existe, está sediada no Porto, e a sua história na produção de sabonetes e artigos de perfumaria remonta a 1887. A Superba era uma pasta dentífrica e o anúncio é de 1930. O preço de cada embalagem era mais ou menos 4 cêntimos (valor em euros). Nada exorbitante se tivermos em conta que a embalagem era "gigante" e durava "quasi" meio ano. Simplesmente delicioso :)

 

adalina.jpg

O anúncio dos calmantes Adalina, da Bayer, foi publicado em 1930, e é um dos meus favoritos. Bem que podiam recuperá-lo. Anda muito boa gente a precisar de ouvir esta recomendação :).

 

autoveis austin.jpg

"Admirável pela sua simplicidade bem patente nas gravuras que damos do motor. Dispensa chauffeurs mecanicos, todos os orgãos principaes do motor são de um acesso facílimo para regular e desmontar". Deduzo que "chauffer mecânico" seria o termo utilizado para designar um mecânico. 

 

camisaria moderna.jpg

 

 

camisaria moderna1.jpg

 

A Camisaria Moderna ainda existe e está, desde 1925, na Baixa de Lisboa. "Botões bem pregados", "camisas que não encolhem" e "colarinhos que não enrugam" eram os slogans nos quais a marca mais apostava para vender o seu produto. 

 

cerveja christal.jpg

 

 

Digamos que era uma cerveja democrática, que podia ser bebida por todos: "velhos, novos, ricos e pobres". Em 1890, todas as fábricas de cerveja do Porto foram integradas numa única empresa, a Companhia União Fabril Portuense, que se manteve em actividade até 1977, tendo constituído posteriormente a Unicer. 

 

conservas.jpg

 

A Sociedade Corretora Limitada foi fundada em Ponta Delgada, nos Açores, no dia 22 de agosto de 1913, por Cristiano Frazão Pacheco. Ainda hoje a empresa mantém actividade. Inicialmente dedicava-se à exportação de ananás, mas após a Segunda Guerra Mundial  e a consequente dificuldade na exportação, o negócio voltou-se mais para as conservas. A conserveira exporta actualmente para vários países como Canadá, Estados Unidos e Itália. 

fogareiros.jpg

 

Limito-me a transcrever o slogan:"A experiência recomenda : Só são Fogareiros Vacuum aqueles que têm gravada a marca Vacuum". Posto isto, nada mais há a dizer :)

 

gillete 2.jpg

gillete.jpg

 

Aqui só tenho uma questão ...era normal os homens que usavam Gillette andarem inclinados? Um agradecimento ao blog "Dias que Voam".

ideal buste.jpg

 Destaque para o título :"Actualmente é mais fácil obter um busto perfeito, que é o orgulho de toda a mulher, do que pintar os lábios". Dizia o anúncio que os tratamentos Ideal-Buste eram "fruto dos trabalhos dos mais eminentes especialistas que devolveram a felicidade às mulheres de doze países de três continentes. Duvida? Não quer V. Exa gastar dinheiro sem estar segura dos resultados?". 

 

quemcantaseusmalesespanta.jpg

 Sem palavras! :))

 

savora.jpg

 

A Savora ainda hoje é uma das marcas de mostarda mais vendidas e apreciadas. O slogan "Experimentai-a e adoptai-a" parece que funcionou!

 

telefone automatico.jpg

 Este anúncio foi criado para promover o telefone automático. Demorava "vinte e quatro horas a instalar em casa de V.Exa". Bastava, para isso, "telefonar à Companhia ou mandar um postal. Um empregado procurar-vos-á para dar todas as explicações e fornecer os meios de V.Exa d'ali a poucas horas ter o telefone em casa. Nada a pagar antecipadamente". 

 

 

 

thasol.jpg

Este protector solar dava pelo nome de Tha-Sol e era da marca Thaber. Destaque para o chapéu e para o fato-de-banho da senhora. Não me parece que estivessem originalmente na foto :). 

 

tivoli.jpg

 Mais uma campanha a prometer felicidade em troca de uma aposta na lotaria. 

 

vinho do porto.jpg

 

Uma campanha impensável nos dias de hoje...a associação de um bebé a uma bebida alcoólica. 

 

 

 

 

2 comentários

Comentar post