Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Se a inês sabe disto

Harrison Ford faz hoje 75 anos

46be21f8f4c9be0dae992a9999a14fbc.jpg

Harrison Ford faz hoje 75 anos. E como quase todas as estrelas do cinema americano, também ele tem histórias de vida que bem podiam servir de argumento aos filmes que protagoniza. Numa retrospectiva à infância e adolescência deste actor, é quase impossível acreditar que se tenha realmente transformado num dos mais aclamados ícones do cinema americano. Porque durante quase uma década passou completamente despercebido entre um ou outro papel de cowboy ou hippie. Sempre em filmes pequenos, com pouco destaque. 

Nasceu no dia 13 de Julho de 1942, em Chicago. O seu pai Christopher Ford, era um católico irlandês e a sua mãe, Dora Nidelman, uma judia russa. Ford era um miúdo muito tímido. No Ripon College, em Wisconsin, onde estudava Inglês e Filosofia, não era propriamente um aluno brilhante. Sofreu uma depressão no primeiro ano da faculdade, faltava às aulas e passava o dia a dormir. Acabou por nunca trazer o diploma para casa. 

Das poucas boas recordações que guardou dos tempos de estudante foram as aulas de representação. Tentou a sorte em Los Angeles e lá ia conseguindo um ou outro papel. Nada que o sustentasse. Sem alternativa, abandonou o cinema e foi procurar trabalho noutra área.  A carpintaria apresentou-se como o veículo mais fácil. E assim fez! Surpreendentemente, sem qualquer experiência no ramo, foi muito bem sucedido e imediatamente contratado para a construção de palcos. 

marceneiro com o músico Sérgio Mendes.jpg

Um dia cruzou-se com George Lucas que o convidou para participar no filme "American Graffiti", em 1978. Infelizmente ainda não era desta que Harrison Ford viria a ser conhecido e reconhecido. Deu de caras com outro grande realizador, Francis Ford Coppola, que lhe deu a chance de aparecer em "The Conversation" (1974). Porém, mais uma tentativa frustrada. Continuou como carpinteiro e quando já quase tinha desistido da representação, reencontrou George Lucas que o contratou para integrar o elenco de "Star Wars" no papel de Han Solo. Foi a tão esperada entrada pela porta principal...

Só nos anos 80 fez "Apocalypse Now", prosseguiu com a saga "Star Wars" e assumiu aquele que viria a ser o seu maior papel...Indiana Jones, escrito por George Lucas e dirigido por Steven Spielberg. Hoje, detém dois recordes no Guinesse Book: o de actor que gerou o maior lucro de bilheteira e o de actor com o maior número de filmes no currículo que ultrapassaram a marca de 100 milhões de dólares nas bilheteiras dos Estados Unidos.

Casou pela primeira vez com Mary Marquardt (de 1964 a 1979), com quem teve dois filhos. O segundo casamento, em 1983, foi com a argumentista do filme E.T, Melissa Mathinson. Tiveram dois filhos mas a relação chegou ao fim em Novembro de 2000. Está casado desde Junho de 2010 com a atriz Calista Flockhart. 

 

Patrícia Teixeira

Edmundo Gonçalves

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens