Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Se a inês sabe disto

Há lá voltinha mais doce que esta...

unnamed.png

Ainda estão a tempo de sar um saltinho até Tomar e provar as cerca de três dezenas de especialidades, naquele que é o certame mais doce da cidade templária. A mostra “De Tomar e dos Conventos”, que se realiza pelo 9.º ano consecutivo, é uma iniciativa do Município de Tomar, em parceria com as pastelarias locais, que está a decorrer desde o dia 1 de Abril e só termina  a 30 de abril. Por isso, tentem passar por lá! É que além da merecida fama da doçaria tomarense, que nasceu nas cozinhas conventuais, ficarão também a conhecer um pouco da história destas iguarias cujas receitas foram preservadas ao longo de séculos. 

Um roteiro delicioso, que conta com a participação de 19 pastelarias da cidade, e onde podemos provar cerca de 30 doces. Só em Tomar é que podemos pedir um Beija-me Depressa, sem causar constrangimentos. Porque as gentes de Tomar criaram sedutores beijos feitos do mais saboroso doce de ovos, envolto em açúcar de pasteleiro. Por lá são também feitas as originais Fatias de Tomar que, reza a lenda, eram a sobremesa preferida dos frades do Convento de Cristo. Este doce de ovos e açúcar é cozido numa panela especial, inventada e fabricada apenas na cidade do rio Nabão, o que torna as Fatias de Tomar únicas.

A 9.ª edição desta mostra estende-se a muitas mais formas e sabores, como as castanhas de ovos, os queijinhos doces, as cornucópias, as tigeladas, as primorosas, os bolos de cama, as queijadas de gila, as espadas de D. Gualdim, entre outros. No dia 22 de abril, a mostra de doçaria sai para a rua. No “Doce Passeio Doce” as pastelarias da cidade expõem e vendem as suas especialidades na Praça da República, das 15h00 às 18h00.  Aqui ficam algumas imagens das iguarias que por lá podemos provar...

 

Fatias de Tomar com panela.jpg

Beija-me depressa 1.JPG

Castanhas doces com mimo de noz.JPG

Fatias de Tomar 1.JPG

Fatias de Tomar 2.JPG

Castanhas doces.JPG

Cornucópia.JPG

 

 

2 comentários

Comentar post

Patrícia Teixeira

Edmundo Gonçalves

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens