Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

seainessabedisto

Flor de pato (ou três em um)

123859.660x372.jpg

Texto de Edmundo Gonçalves e receita de Hermínia Mota Gonçalves

mina e edmundo.jpg

Inventada pela Mina, a minha mqt, uma forma diferente de cozinhar pato, talvez mais saudável. Ou não… eheh. Mas segue também a opção Arroz de Pato e Pato com Arroz.

Como sempre, para duas pessoas.

 

INGREDIENTES:

½ pato c/ miúdos

1 cebola pequena

½  dúzia de dentes de alho

1 chávena de café de arroz

1 couve flor

Sal, pimenta, louro, noz moscada, pimentão, tomilho e picante

1dl de vinho branco

½ chouriço de carne

Azeite, q.b.

 

PREPARAÇÃO:

Arroz de pato:

Limpar a metade do pato de peles e gorduras; Cozer em água com todos os temperos até ficar macio; Retirar quando cozido, desossar e desfiar; Utilizar a água da cozedura para cozer o arroz; Depois de cozido juntar o arroz e o pato desfiado e os miúdos em camadas, num tabuleiro, cobrir com rodelas de chouriço e levar ao forno até aloirar.

 

 

Pato com arroz:

Proceder da mesma forma que para o anterior, retirando porém apenas as gorduras, deixando as peles; Cozer o arroz na água da cozedura do pato e acrescentar os miúdos, partidos; Colocar o pato num tabuleiro sobre a cebola cortada às rodelas e os alhos picados; Cobrir com um pouco de vinho e azeite e rectificar de temperos; Deixar cozinhar até aloirar e deixar a pele tostada; Servir com o arroz de miúdos.

 

Flor de pato:

Proceder da mesma forma que para a primeira sugestão relativamente ao pato (bem limpo de gorduras e peles); Cozer da mesma forma, na água com os temperos, e reservar; Lavar a couve-flor e picá-la no 1,2,3 e dar-lhe um entalão na água da cozedura do pato, de modo a que fique al dente e reservar; Desossar e cortar o pato em fatias pequenas; Cortar a cebola em rodelas e picar os alhos, juntar os temperos e refogar no azeite e no final acrescentar um pouco de vinho branco; Acrescentar-lhe as fatias do pato e envolver; Evaporar o vinho branco, deixando flambear um pouco; Servir com a couve-flor

 

 

 

Instagram

PATRÍCIA TEIXEIRA

Arquivo

Mensagens

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.