Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

seainessabedisto

Festival Romano em Alter do Chão

12.jpg

"Segundo a lenda alterense, referida por diversos autores, entre os quais Pinho Leal, no séc. XIX, pretendemos substituir o carácter bélico da mesma por paz e confraternização entre o Imperador e a população abelteriense, realizando 3 dias de festa em homenagem ao divino Adriano, pela sua deslocação à cidade de Abelterium. Para o efeito recria-se historicamente esse evento, através da realização dos Ludi Abelteriensis" - (Jogos/Festas de Abelterium).

E já falta pouco mais de uma semana para recuarmos ao tempo do Império Romano em Alter do Chão! De 7 a 9 de Julho esta vila alentejana, na época romana conhecida como Abelterium, acolhe mais uma edição do Festival Romano, onde será homenageado o imperador Adriano. Quem quiser alinhar no espírito da coisa, pode até vestir-se a rigor para um fim-de-semana que será certamente diferente.

Este evento tem sido de enorme relevância na promoção e divulgação do património romano do concelho e da região, a nível nacional e internacional. O Festival Romano em Alter do Chão é sem dúvida um extraordinário palco da recriação histórica do período romano, valorizando a Educação Patrimonial, numa pedagogia viva que se cruza com a História, a Arte e a Cultura.
A atracção turística de impacto na economia local é um dos objetivos deste projeto, bem como o seu papel pedagógico através da participação das escolas e das coletividades na promoção da história e da identidade de Alter do Chão. 

 

O que podemos visitar em Abelterium:

Porta de Abelterium, Muralha da Cidade, Templo do Forum, Mercado (as trocas comerciais serão efectuadas com moeda romana cujo câmbio será realizado nas Casas da Moeda), Via Hadriana (zona de espectáculos), Área pedagógica, Centro Interpretativo da Casa da Medusa (1.º andar), Laboratório de Antropologia, “Imaginarium” (espaço pedagógico), Biblioteca Imperial, Exposição de armamento e jogos lúdicos, Laboratório de Arqueologia / Laboratório de Conservação e Restauro / Reservas de Arqueologia, Casa da Medusa (sítio arqueológico, visitas guiadas teatralizadas), Secretariado / Casa da Moeda / Loja de Turismo.

Recriações Históricas a que poderemos assistir:

Patrulhamento militar, representações brejeiras do quotidiano, malabarismos, acrobacias, escaramuças, rameiras de Baco, filhas de Hades, ninfas, visitas teatralizadas (Grupo Alterense de Cultura), “A Lenda do Imperador Adriano” – representada pelas crianças de Abelterium (Atividades de Enriquecimento Curricular de Arqueologia), entre muitas outras actividades. Um programa ideal para fazer em família. Não faltem!