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Se a inês sabe disto

Estamos a preparar o chá como deve ser?

Que o chá é um poderoso aliado nas dietas para perda ou manutenção de peso já não é novidade para ninguém! Que ajuda a combater algumas doenças e acelera o metabolismo também não! O que muitas pessoas desconhecem é que, se não for preparado correctamente, uma boa parte dos seus benefícios perdem-se na cafeteira. De acordo com um estudo realizado pelo "Institute of Food Technologists" "a temperatura da água e o tempo de infusão são factores decisivos". Por isso, os investigadores responsáveis por esta análise explicam, de forma muito rápida e simples, qual a melhor forma de preparar o chá verde, chá branco e chá preto.

 

Chá verde

Neste estudo ficou provado que os flavonóides (antioxidante com propriedades relevantes no combate, entre outros males, a inflamações e alergias), não sofreram qualquer alteração, quer em infusões de 5 minutos ou de 2 horas. Verificou-se também que a ingestão deste chá, após uma infusão em água fria, deu início no organismo a um processo de eliminação dos tão indesejados radicais livres. 

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Chá branco

Em relação ao chá branco o cenário é um pouco diferente do chá verde. O estudo provou que, neste caso, as propriedades antioxidantes não são afectadas pela temperatura mas sim pelo tempo de infusão. Ou seja, independentemente de ter sido utilizada água fria ou quente, é importante que a infusão dure o mais tempo possível. O ideal, dizem os investigadores, "é que deixemos o chá 'de molho' cerca de 2 horas, o tempo necessário para que os antioxidantes sejam aproveitados ao máximo".

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Chá preto

Em contraste com o chá branco, a infusão do chá preto não deve ser muito demorada. Quanto mais tempo estiver em água quente ou fria, mais antioxidantes serão perdidos. O chá preto provou estar no auge do seu "poder" com apenas 5 minutos de infusão em água quente. E não mais que isso!

 

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