Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Se a inês sabe disto

Em Sintra, há mais música a partir de amanhã

Mario_Laginha_ foto_de_Bernardo_Sassetti.jpg

Foto_OrquestraEscolardeSintra_CMS_20.JPG

 

O arranque da 52.ª edição do Festival de Sintra foi um sucesso e estamos mesmo mesmo a entrar para o 2º fim-de-semana musical naquela que é, para mim, uma das vilas com maior encanto de Portugal. Os destaques do cartaz para os dias 12 e 13 de Maio têm nomes como Vladimir Viardo (12 de maio – 21h30), Anna Malikova (13 de maio – 16h30), Mário Laginha (13 de maio – 21h30) e Kristina Miller-Koeckert (14 de maio – 16h30).

 

Vladimir Viardo.jpgVladimir Viardo

 

A música começa a ouvir-se na sexta-feira (12 de maio), na Sala do Trono do Palácio Nacional de Queluz, com um dos grandes pianistas russos da actualidade: Vladimir Viardo. Além de intérprete, Viardo é também reconhecido como um dos professores de piano mais concorridos nos Estados Unidos da América. Aliás, a sua fama é tal que ele integra mesmo a lista “The Most Wanted  Piano Teachers in  the U.S.A.”. A Sintra este grande artista vai trazer-nos um programa integrado na tradição dos grandes recitais. À integral do Segundo Caderno de Prelúdios de Debussy seguem-se Dois olhares de Rachmaninov sobre obras de Tchaikovsky e Fritz Kreisler. Na segunda parte irá ainda apresentar A versão de Franz Liszt de oito dos mais conhecidos lieder de Schubert, bem integrado no espírito vienense que carateriza este festival.

Malikova 8568.jpg

 Anna Malikova

 

No sábado (13 de maio) estão reservados dois concertos. O primeiro acontece a partir das 16h30 no Auditório Acácio Barreiros, no Centro Cultural Olga Cadaval, com Anna Malikova, outro grande nome da escola russa de piano. Malikova irá apresentar a integral dos Prelúdios op,34 de Dmitri Shostakovich, que preenchem integralmente a primeira parte do recital. Já na segunda parte volta-se totalmente ao “espírito de Sintra” com obras de um compositor em que Malikova é superlativa: Frédéric Chopin. Mais uma vez, o romantismo pianístico reina em pleno no festival.

Ainda no sábado, a partir das 21h30 e no palco do Centro Cultural Olga Cadaval, Mário Laginha sobe ao palco na companhia das Orquestras Escolares de Sintra para apresentar a sua visão da música portuguesa, baseada na pesquisa de Michel Giacometti e Fernando Lopes Graça e do seu monumental Arquivo da Música Tradicional Portuguesa. Tratam-se de arranjos que tem apresentado um pouco por todo o mundo e que certamente nos proporcionarão um momento único. 

Kristina©atelieroskarschmidt.com.jpg

 Kristina Miller-Koeckert

Finalmente no domingo (14 de maio) pelas 16h30, no palco da Quinta da Piedade, Kristina Miller-Koeckert será o centro de todas as atenções. Trata-se de uma das mais brilhantes representantes jovens da escola russa de piano. Radicada na Alemanha, onde deu início a uma admirável carreira internacional, traz até Sintra um programa eclético com obras de Tchaikovsky e Rachmaninov, o já tradicional Chopin, o virtuosismo da Rapsódia Húngara nº2 de Liszt e a brilhante transcrição de George Cziffra da “Trich-Trach Polka” de Johann Strauss.

 

Informações úteis

Preço de bilhete por concerto: entre 10 a 20 euros

Locais de venda:

MU.SA – Museu das Artes de Sintra

Nos locais dos espetáculos uma hora antes do seu início

www.ticketline.pt, Casino Lisboa, C. C. Dolce Vita, C. C. MMM, C. C. Mundicenter, El Corte Inglés, FNAC, Galeria Comercial Campo Pequeno, Worten, Abreu

 

*divulgação de press release