Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Se a inês sabe disto

Conhecer Lisboa ao sabor da Voz de Amália

11951335_415310278654862_4713169039188139964_n.jpg

Há desafios que nos aquecem a alma e este é um deles! A Tuk Away Lisbon propõe-nos "Conhecer Lisboa ao sabor da Voz de Amália", através de um passeio de tuk tuk por alguns bairros emblemáticos da capital como Alfama e Mouraria, intimamente associados à história do fado. Foi por lá, num contexto popular da Lisboa oitocentista, que nasceu o estilo musical que imortalizou Amália. Por isso também, a proposta é que este passeio termine na plateia do Teatro Politeama, para assistir ao espectáculo "Amália - o Musical", de Filipe La Féria. Quem quiser alinhar nesta aventura, basta visitar a página da Tuk Away Lisbon  e eles tratam de tudo. Com direito a um desconto especial! Fiquem atentos também ao blog porque em breve, e em jeito de celebração do Dia da Mãe, iremos oferecer um bilhete duplo para esta experiência. 

Para quem não sabe, "Amália - o Musical', foi uma das últimas vontades de Amália Rodrigues que, em 1998, manifestou ao encenador Filipe La Féria o desejo de ver a sua vida representada num musical. Em 1999, o espectáculo subiu ao palco do Casino do Funchal e transformou-se no maior sucesso de sempre a nível nacional e internacional. Só em Paris, contabilizaram cinquenta mil espectadores no decorrer da apresentação no Zenith, uma das maiores salas de espectáculos da cidade-luz. Seguiram-se outras cidades francesas e suíças, onde continuaram a bater recordes de bilheteira ultrapassando os 3,5 milhões de espectadores. Esteve em cena 6 anos, a última vez em 2006, e regressa agora reiventado ao palco do Politeama. Filipe La Féria tornou público o motivo pelo qual fez nascer "Amália" :" Eu tinha uma peça em cena que era Maria Callas - Masterclass. E a Amália gostava muito dos meus espetáculos e vinha vê-los umas seis ou sete vezes. Veio ver a Callas e no fim disse-me: ´"Mas por que é que você não faz um espetáculo com a história da minha vida? Eu disse-lhe que não sabia muito sobre a vida dela e ela respondeu: "Então leia a biografia do Vítor Pavão dos Santos, como sou eu a falar você vai ficar a saber tudo." Ironicamente, Amália Rodrigues faleceu um mês antes da estreia do musical sobre a sua vida.

Pelo fado, pela carga emocional a ele associado, pela história e pelo passeio, não me parece que faltem argumentos para embarcarmos nesta viagem. Por coincidência, um destes dias tive o privilégio de passear por Lisboa com a Tuk Away Lisbon e garanto-vos que foi uma experiência inesquecível. Embora não tenha feito o roteiro "Conhecer Lisboa ao sabor da Voz de Amália", fiquei agradavelmente surpreendida com o serviço desta empresa. Pelo charme da tuk tuk, pela vasta cultura e simpatia do nosso guia e pelo roteiro fantástico que fizemos pelos miradouros de Lisboa. 

Em breve voltaremos a falar do assunto...

 

17426090_608367366015818_4143763099933221081_n.jpg

 

 Deixem-se inspirar, já agora, pelo tema "O Fadinho do Tuk Tuk", interpretado pelo fadista Pedro Junot...