Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Se a inês sabe disto

Beatas falsas

beatas.jpg

 

 

A Feel4Planet, uma ONG que como o próprio nome indica se foca na protecção ambiental e que actua na região de Setúbal, numa acção de limpeza levada a cabo na praia da Figueirinha, recolheu, em apenas 95 minutos, 4945 beatas de cigarro, 344 paus de cotonete e alguns resíduos de plástico e inúmeras palhinhas. Para terem uma pequena ideia, aquele número de beatas corresponde a mais de 247 maços de gigarros...

Estes jovens, que acabaram por contar com a colaboração dos utentes da praia e com a participação de crianças, numa acção de sensibilização dos mais pequenos para os prejuízos ambientais que decorrem de atitudes irresponsáveis, vão já na quinta acção de recolha de resíduos em praias de Setúbal, com a colaboração da Câmara Municipal e da Capitania do Porto de Setúbal, tendo até agora recolhido 32 493 beatas, equivalentes a mais de 1 624 maços de cigarros, em apenas nove horas. Tendo em conta que as pontas de cigarro não são biodegradáveis e se deterioram a longo prazo, transformando-se em micro plásticos e são responsáveis também pela libertação de cerca de 4700 substâncias nocivas para o ambiente, esta é uma acção de enorme impacto.

Para quem se preocupa com estas coisas e tenha tempo disponível, no dia de reflexão antes de colocar o seu voto nas urnas, que tal dar uma mãozinha na próxima acção, Sábado dia 30, em que a Feel4Planet se associa ao Clube da Arrábida na realização da 7ª recolha voluntária anual de lixo nas praias, matas, falésias e acessos do Portinho da Arrábida, Creiro, Alpertuche, Coelhos e Galapinhos? A atividade terá inicio às 9h00 e deverá terminar às 13h00. Depois dá um mergulho, come um peixe grelhado ou um "choque frrite" e regressa a casa mais rico e consciente de ter ajudado o planeta, pelo menos um bocadinho. Pense nisso.

 

 

Foto: SAPO