Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

seainessabedisto

Às sextas com os Tachos: Sopa da Pedra

 

asasas.jpeg

Receita de Edmundo Gonçalves

20478557_ZDt5E.jpeg

Sopa da Pedra

Uma sopa que de sopa tem muito pouco e cuja confecção não é muito complicada. Procura-se aqui uma sopa que foge um pouco à confecção tradicional, para evitar o excesso de gordura que normalmente a caracteriza uma vez que se utilizam todas as águas das cozeduras, o que aqui, como disse, se tenta evitar.

 

INGREDIENTES:

1 pernil de porco

1 orelha de porco

1 morcela, 1 chouriço, 1 farinheira

½ l de feijão seco (eu prefiro manteiga, que “deixa” mais goma)

½ pimento encarnado

1 cebola média

4 dentes de alho

2 batatas médias

Massa de pimentão

Coentros

 

PREPARAÇÃO:

De véspera barrar o pernil e a orelha com sal e massa de pimentão e reservar. Demolhar o feijão. No dia, cozer os enchidos num tacho e reservar, guardando a água, que utiliza para cozer as batatas, cortadas em quadrados com cerca de 1cm de lado. Cozer o feijão, sem sal, e reservar conjuntamente com a água. Lavar bem as carnes e cozer. Reservar, descartando a água. Picar a cebola e os alhos e deixar refogar conjuntamente com o pimentão.  Juntar a água da cozedura dos enchidos e do feijão e metade do feijão. Deixar levantar fervura e passe com a varinha mágica (ou com um passe-vite, se desejar eliminar as cascas do feijão). Cortar as carnes em pedaços pequenos eliminando as partes mais gordas e cortar os enchidos às rodelas e juntar tudo ao creme de feijão, conjuntamente com as batatas e o restante feijão.

Acrescentar os coentros picados e servir de imediato.

Notar que em regra a massa de pimentão é por si muito salgada e os enchidos têm também sal, por isso o sal destas operações deverá ser suficiente. No entanto antes de introduzir os coentros, rectifique de sal.

Um dos “segredos” desta sopa são os enchidos. Convém usá-los de qualidade. Como este é um petisco da zona de Almeirim, aconselha-se Marquesa de Alorna, Grande Reserva Tinto, 2012.

quinta_alorna_562f979f2b25e.jpg

 

3 comentários

Comentar post