Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

seainessabedisto

À sexta com os tachos: Favas com entrecosto!

B-001-4319.jpg

Receita de Edmundo Gonçalves

Sem Título.jpg

Está na época desta leguminosa, rica em amido, em ferro, vitaminas do complexo B, magnésio, potássio, zinco e fósforo. O seu elevado conteúdo de fibra, faz com que o consumo de fava nas quantidades recomendadas tenha efeito positivo na redução dos níveis das substâncias gordas no sangue (colesterol sanguíneo e triglicéridos), na regulação do apetite e no funcionamento do trânsito intestinal.

Mas já chega de paleio, vamos lá à função:

 

INGREDIENTES (para dois):

250gr de fava descascada, fresca

100gr de toucinho alto

1 chouriço de carne

1 morcela

1 farinheira

250gr de entrecosto com osso

2 dentes de alho

1 folha de louro

1 ramo de folha de cebola

1 ramo de coentros

1dl de vinho

1 fio de azeite

Colorau, pimenta, sal e piri-piri, qb

 

PREPARAÇÃO:

Fatiar o toucinho muito fino e fritar, sem gordura, no tacho onde se vai cozinhar as favas; Reservar. De seguida juntar um fio de azeite à banha que restou da fritura do toucinho, o vinho branco e o entrecosto e fritar, temperado com as especiarias, o louro e os alhos; Reservar. No molho da fritura do toucinho e do entrecosto, juntar as favas com os ramos de ervas e os enchidos; Deixar cozinhar em lume brando sem destapar, apenas volteando o tacho regularmente e verificando o molho. Se necessário acrescentar um pouco de vinho.

Quando estiver cozinhado, retirar os enchidos, juntar o entrecosto e voltear para envolver os ingredientes. Servir com os enchidos cortados em rodelas e o toucinho frito sobre as favas e o entrecosto. Este é um prato bastante forte, que requer um vinho com muita alma.

Aqui vai bem um alentejano encorpado e de elevado teor alcoólico.

Sugiro um Dez Tostões Tinto, da Herdade da Maroteira, com 15%. Fazem uma sesta depois…

10_TOSTOES.jpeg