Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Se a inês sabe disto

Às sextas com os Tachos

bc929590-3430-4f81-8568-6264c693505e.jpg

Receita de Edmundo Gonçalves

edmundo.jpg

Borrego no forno

É tempo de Páscoa, tempo de cabrito ou borrego, conforme a tradição e o dinheiro que cada um tem no bolso. Eu confesso que entre borrego e cabrito não tenho preferência por nenhum deles, “marchando” qualquer, desde que bem confecionado.

Para hoje proponho-lhes borrego no forno que no final lhes vai saber a cabrito. Vamos lá então:

INGREDIENTES (para duas pessoas):

1 perna de borrego

½ kg de batatinhas para assar

1 cebola

6 dentes de alho

2 limões

Sal, louro, pimenta, colorau, massa de pimentão, picante, noz moscada, tomilho, alecrim e orégãos.

2 dl de azeite

172 l de vinho branco

 

borrego.jpg

 

 

PREPARAÇÃO:

De véspera, limpar a perna do borrego de todas as gorduras e peles (não esquecer do “bedum” – parte nervo, parte gordura -  que fica no interior da perna e que, sendo demasiado intenso, deixa um gosto nada agradável). De seguida, mergulhar a perna em água, temperada com sal e o sumo e casca dos 2 limões. Reservar durante 24 horas.

No próprio dia, usando o azeite e todas as ervas e condimentos, incluindo os alhos esmagados, fazer uma pasta e barrar a carne e as batatas, que entretanto foram lavadas e levaram apenas um corte. Tendo em atenção que a massa de pimentão é por si só muito salgada, ter atenção à quantidade de sal que se utiliza.

Dispôr num tabuleiro sobre uma camada de rodelas de cebola e regar com parte do vinho branco. Levar ao forno a 180º, até estar tostado. Virar e usar o restante vinho. Estará pronto em cerca de 1 hora, dependendo do tamanho da perna.

Sendo um prato forte, vai bem com um tinto bem encorpado. Sugiro um alentejano com muita alma: Monte Mayor Magnum, porque um dia não são dias, e a Páscoa só "calha" uma vez por ano.

 

MM_magnum-273x900.png