Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

seainessabedisto

A Ericeira recebe o 3º Festival Internacional do Ouriço-do-mar!

primage_18702.png

A minha linda terra vai receber, pelo terceiro ano consecutivo, o Festival Internacional do Ouriço-do-mar. E é já de 31 de Março a 9 de Abril. Por ser uma das zonas costeiras onde as condições são mais favoráveis ao desenvolvimento dos ouriços, a Ericeira volta a ser palco deste evento que premeia a qualidade dos nossos restaurantes bem como a possibilidade de conhecer o trabalho de grandes chefs reconhecidos mundialmente. São eles que vão criar, reinventar e certamente surpreender-nos com diferentes formas de preparar esta iguaria. António Alexandre, Chef do projeto Endògenos que promove e valoriza o ouriço-do-mar da Ericeira desde 2013, e os internacionais, Chef Justin Jennings (Austrália) e Chef Roberto Sihuay (Perú) são algumas das estrelas da gastronomia já confirmadas.Vamos ter ainda a oportunidade de conhecer o contexto ambiental e cultural desta espécie, tão apreciada pelo mundo fora, e participar em showcookings que irão acontecer no Mercado Municipal da Ericeira, nos sábados 1 e 8 de abril.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Mafra, pretende, além da óbvia e tentadora vertente gastronómica, contribuir para tornar ainda mais forte o turismo nesta região que, para quem não sabe, é também Reserva Mundial de Surf. De resto, é importante salvaguardar que este tipo de evento criará com toda a certeza bases de sustentação cada vez mais fortes para dar continuidade aos projectos de investigação científica em torno do Ouriço-do-mar. Aliás, é este o mote para as Jornadas Técnicas, com diversas atividades a decorrer, a partir do dia 1 de Abril, na Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva, localizada no centro da vila. Por isso, não faltem. Eu estive presente nas duas edições anteriores e garanto que vale a pena!

Restaurantes aderentes:

7 Praias na Baleia, A Brasa na Gruta, A Canastra, A Tasquinha, Esplanada das Furnas, Estrela do Mar, Funky, Golfinho Azul, Mar à Vista, Marisqueira Brisa, Marisqueira César, Marisqueira Furnas, O Vigarista, Prim, Retiro da Bela Sombra, Ribeira d’Ilhas Surf Restaurant & Bar, Restaurante Dom Carlos, Restaurante Sul, Sushi Drinks Club, Ti Matilde, Tik Tak, Toca do Caboz, Uni Sushi e Viveiros do Atlântico.